quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Se dando o devido valor

Este é um blog sobre hormonioterapia, onde procuro manter os temas bem on topic, digamos assim. Mas ao mesmo tempo, sabemos que uma transição não é feita só de pílulas e procedimentos médicos, é muito mais complexo do que isso.
Por isso resolvi colocar este texto aqui. Muitas meninas, especialmente as que estão começando, sofrem muito por conta da auto-aceitação, pelos preconceitos e outros obstáculos que surgem em nossa vida. Aí vai uma mensagem muito bonita, que não é de autoria minha. Foi escrito por uma transexual chamada Camila e, acho que vale a pena dar uma lida:

Creio que um de nossos maiores inimigos é a baixa estima com a qual nos deixamos envolver no início de nossa transformação. Ninguém nasce ou se transforma numa mulher perfeita de imediato. Aliás essa coisa de perfeição, de padrões estéticos, deve ser colocada no seu devido lugar, pois não existem pessoas perfeitas.
Certas modelos perfazem uma parcela tão ínfima da população que jamais podem ser tomadas como referência da estética humana. Então o primeiro grande passo é não nos compararmos a ninguém! Eu conheci diversas transexuais e a grande maioria só conseguiu certos atributos através de maciços investimentos em tratamentos estéticos e cirúrgicos (alguns até de forma perigosa e precipitada) - tenham consciência disso. É natural que as meninas que até pouco tinham aspecto masculino levem um tempo para se passarem como mulheres, embora a grande e esmagadora maioria das transexuais sempre, ao final do processo, tenderá a deixar transparecer algo de sua carga genética - isso é inevitável. Portanto sejam realista e saibam aceitar o que vocês são!
Mas, voltando a situação que se refere aos primeiros meses de mudança, muitas de nós acabam por sofrer com piadas, comentários maldosos, risos sarcásticos e uma série de situações onde nossa aparência e postura são alvo de discriminação. Como então proceder? Como, mesmo ainda tendo traços marcantemente masculinos, evitar as críticas maldosas ou chacotas?
Quando de minhas primeiras saídas como mulher eu mesma sofri com piadas e risos. Eu estava a cometer erros, era óbvio, portanto eu precisava desenvolver auto-crítica. Muitas vezes insistimos em erros por puro orgulho, acreditando ou, pior, não aceitando o fato de que devemos humildemente aprender com as mulheres ditas genéticas. Uma mulher bonita, sensual, tem exata noção do que é  e age ou se apresenta com orgulho, seja na altivez de seu olhar, na postura ou no modo como caminha.
Postura é algo fundamental. Repare que as mulheres procuram sempre andar com a coluna ereta e a cabeça aprumada. Na escola aprendemos a grande tolice de barriga pra dentro e peito pra fora! Em realidade isso leva a uma postura anti-natural. O que você deve procurar é colocar os ombros para trás e manter o olhar ao nível do horizonte. Ao colocar a coluna reta e os ombros para trás você verá como o seu corpo assume uma altivez tipicamente feminina. Isso é tudo? Claro que não! A postura é o primeiro passo. O segundo se refere as roupas. Muitas vezes optamos por roupas inadequadas ao nosso biotipo. Então selecione com critério suas roupas: realce o que realmente tem de bonito e disfarce suas deficiências corporais que podem ser um bumbum sem expressão ou ombros demasiados largos. Observe atentamente o que as mulheres de bom-gosto usam nas ruas e nas ocasiões mais diversas - não faça de suas roupas um atestado de marmota!
A roupa também traduz personalidade: ela diz quem você é, o que pensa, seus gostos... Tenha isso em mente ao se vestir e procure assim caracterizar seu estilo.
O terceiro passo é a auto-estima. Tenha um orgulho desmedido do que você é! Assim que comecei a sair nas ruas eu ficava a olhar para as pessoas como a esperar delas uma aceitação. Agir assim é chamar a atenção para você, pois passará algo anti-natural. Você deve esquecer que é alguém "travestido". Você é apenas mais uma mulher na rua e pronto! Entenda que as pessoas só a farão alvo de críticas e piadas se você convidá-las com sua conduta a fazê-lo. As pessoas não estão a pensar em você ou em mim e nem tão pouco se importando com o que dizem de nós. Elas pensam tão somente em si mesmas - o tempo todo. Ficariam infinitamente mais preocupadas com uma simples gripe do que com a notícia de sua morte ou da minha ou se você prefere usar saias à calças compridas. Tenha isso em mente!
Ao andar na rua, ande com orgulho e altivez e coloque em sua mente: "sou uma mulher atraente e uma pessoa de imenso valor". Quando você assim se porta intimida as pessoas, em sua grande maioria, mergulhada em seus mundos cinzentos e tristes. Mas se mesmo assim você for alvo dos "idiotas de plantão" coloque algo nessa sua cabeça: NINGUÉM CHUTA UM CÃO MORTO!" Falo isso porque as pessoas que a criticam ou criticarão em realidade o fazem apenas por saber que você tem algo que elas invejam: coragem e verdadeiro valor! Ninguém vem a judiar de uma pessoa digna de pena, mas elas terão um prazer doentio em atacar alguém que elas invejam - isso simplesmente porque as incomodam, por mostrar a elas o quanto são incapazes de lutar por sua própria felicidade!
Esse primeiro bloco é para que vocês também nunca cometam a atitude deprimente da auto-piedade que não as levará a lugar algum. Se dê valor, tenha orgulho se si mesma, pois ninguém o fará!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!
    Realmente, ninguém "chuta cachorro morto". Nossa coragem é de causar inveja! Tem muitas pessoas que por tão pouco, comparado com o que passamos, desabam e desistem. Nós, passamos por tantas coisas, tantas lágrimas, solidão e momentos de desespero e mesmo assim, mantemos nossos sonhos e nunca desistimos do objetivo.
    Seria muito mais fácil ser "uma igual", uma anônima na multidão que aceita as migalhas que oferecem e agradece a Deus a ignorância que tem. Mas não somos assim, sabemos o que nôs incomoda, temos coragem de tentar resolver e personalidade suficiente para encarar a sociedade fria, mesmo que por muitas vezes, depois de um dia difícil, choramos até pegarmos no sono.(falo por mim!)
    Parabéns à Camila por conseguir expressar algo tão real em "nosso mundo" e ao blog em divulgar ... Bjos - Amanda -

    ResponderExcluir
  3. Camila mais uma vez eu venho elogiar um de seus lindos assuntos que vc aborda tão simples, mas tão real, puro.
    Eu me encantei com a forma como vc coloca as questões cruciais como auto-aceitação (que é o meu maior desafio).
    Estou começando tratamento hormonal com uma endocrinologista e fazendo consulta com um sexólogo e tem sido muito bom.
    Eu procuro pessoas que são como eu, procuro amigas, enfim se alguem quiser meu contato é luizaferraz.mg@gmail.com
    Muito lindo Camila, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Por vezes sou surpreendida ao encontrar um de meus antigos textos a servir de ferramenta na busca da felicidade das pessoas. Na verdade meu nome é Camila Garcia e o sobrenome Villena foi de uma época em que eu ainda não conseguira ter o meu registro em termos oficiais em toda a documentação pessoal! No Facebook podem me encontrar com o pseudônimo de Carmilla Karnstein, assim como no Youtube. A todas quanto lerem o meu pequeno texto o meu carinho e solidariedade, com a certeza de que todas conseguirão, no devido tempo encontrarem o respeito e acolhimento no seio da sociedade, assim como eu mesma consegui! Um grande beijo no coração de todas!

    ResponderExcluir