quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Parte 2

Continuando esta temática sobre auto aceitação e sobre como proceder numa transição de gênero, no que se refere ao nosso bem estar psíquico que facilitará nossa convivência social, estou postando um segundo texto da autoria de Camila Villena, que é muito bom, cheio de sensibilidade e que nos faz pensar bastante. Espero que gostem.

Sendo alvo de tanto preconceito é muito provável que venhamos a cultivar o pior dos venenos: o ressentimento. Esse sentimento daninho eu observei em muitas transexuais e ele pode até mesmo levar a um certo desequilíbrio emocional quando não, simplesmente, vir a afastar as pessoas que poderiam ser nossas amigas.
Pessoas ressentidas, mergulhadas em amargura, desenvolvem tamanha carga negativa que passam a emprestar a tudo à sua volta um a sensação de ódio ou rancor e de sentimentos outros que tão somente parecem atribuir a essas algo que ninguém deseja por perto.
Então devemos mudar nossa atitude mental para com as pessoas que, por ventura, tenham nos banido de suas vidas ou que, simplesmente, nos atribuem conceitos discriminatórios ou desrespeitosos.
Nunca lhes dê razão! Falo isso para que vocês nunca alimentem nelas ou em outras pessoas qualquer motivação ou justificativa para a segregação ou para que afirmem: "Tá vendo? Toda travesti age assim!" Eu nunca dei esse "gostinho" para as pessoas. Pelo contrário, sempre me mostro educada, amável, inteligente e bem-humorada! Isso quebra as pessoas. Quando a ofensa é muito séria e não consigo o equilíbrio necessário a uma conduta condizente eu apenas me calo - jamais revido. Meu pai me ensinou poucas coisas, mas uma lição eu guardei com enorme zêlo: "o exemplo não é a melhor maneira de convencermos as pessoas - é a única!" Isto tem a haver com o que o Cristo pregava ou com o que Mahatma Ghandi falava em seus discursos da "Não-Resistência". Não resistam à violência porque, ao fazê-lo, vocês terão que empregar certa dose dela expandindo o mau que causa. Assim, não se permitam igualar aos que lhes atiram pedras - sejam-lhes superiores.
Muitas pessoas procuram nos ofender com seus risos debochados, mas imagine-as como hienas a rirem de seu próprio mundo, de sua própria incapacidade de serem felizes. No fim são seres dignos de pena - deixem isso claro com suas atitudes ignorando-as e as colocando no exato valor que têm para vocês: nenhum!
Na contramão disso sejam sempre agradecidas e sorridentes para com aqueles que lhes dirijam um tratamento respeitoso. Nunca deixem realmente de agradecer e mostrar educação - isso fortalecerá tais pessoas em meio ao grupo em que convivem. Lembrem-se: conduta é algo incentivado!

Uma Atitude Franciscana

Já repararam o quanto vocês ou eu somos centradas em nosso próprio umbigo? Não queiramos maior compreensão do que aquela que somos capazes de ofertar! Isto tem a haver com a bela oração de São Francisco de Assis. Não espere das pessoas, mas ao contrário, dê a elas aquilo que tanto almeja receber: compreensão, respeito, amor, dedicação, paciência, amizade... O Amor é capaz de muitas coisas, traz em si a própria redenção e nada permanecerá imutável ou insensível à sua ação.
O Amor lhe trará a certeza de que você está em comunhão com a Vida, com Deus. Quando eu me sinto triste ou sem esperanças eu costumo a olhar a vida ao meu redor  e as pequenas grandes dádivas que recebo diariamente e das quais nem me dou conta. Vejo que, apesar de tudo, o céu está num azul belíssimo, as plantas e animais a me mostrarem o milagre da existência e o melhor: estou aqui a testemunhar todas essas bençãos que o Criador me dá! Se estou viva e com saúde isto é decerto uma grande oportunidade de virar o jogo é como se Deus me dissesse: "Vamos lá! Você ainda está no Jogo e estou aqui junto à você!" E cada dia traz em si infinitas possibilidades.
As palavras "Pense e Agradeça" escritas em muitas igrejas inglesas no tempo de Cromwell deveriam também constar em nossos corações. Pensem em todas as coisas pelas quais devem ser gratas e agradeçam a Deus todas as dávidas que Ele lhes depositam em mãos! Quanto mais forem gratas mais bençãos lhe serão dadas. Mesmo em momentos em que tudo parece ruir ao seu redor tenham a certeza de que Deus está, com suas Poderosas e Bondosas Mãos, a segurar o Leme de suas existências!
Schopenhauer dizia: "Raras vezes pensamos naquilo que temos, mas sempre estamos a pensar no que nos falta". Essa atitude é, com certeza, a maior tragédia do mundo. Ela tende a nos tornar infelizes.
Portanto não fiquem a mal-dizer as perdas momentâneas, os fracassos passageiros ou mesmo os que lhes foram ingratos ou indiferentes, mas agradeçam por tudo aquilo que humildemente conquistaram ou por todos aqueles que permanecem ao lado de vocês - mesmo quel lhes tenham restado uma única amizade, porque ela era provavelmente a única de real valor - a única pela qual vale lutar e ter esperanças!

Bem, queridas amigas, só queria mesmo lhes passar um pouco de otimismo em relação à vida e à tudo que sei que enfrentam no dia-a-dia! Não quiz fazer destas palvras qualquer pregação religiosa, mas confesso sim, que tentei fazer dessas palavras um alento espiritual. Claro que como qualquer ser humano, tenho minhas fraquezas, meus momentos de dúvida, de lágrimas, onde por vezes me vejo igualmente perdida. Mas a cada queda volto a me levantar e penso: " Não sei, Pai, o que queres me mostrar ou qual a lição a ser aprendida em meio a tantos revezes... Confio, contudo, e sei, que queres o melhor para mim - tornar-me forte, melhor... Tá, vamos lá... " Respiro fundo, enxugo as lágrimas e volto para o campo de batalha - Não vou deixar que me vençam!


Camila Villena.

3 comentários:

  1. Achei maravilhoso. A maneira como ela se expressou deixou clareza daquilo que ela queria dizer. Estou muito feliz de saber que existem pessoas que pensam assim. Isso me traz segurança, conforto.
    Camila, parabéns.
    Continue sendo esta mulher apaixonada pela vida, centrada e madura.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada , pela linda , confortante e iluminada mensagem.
    Que Deus continue te abençoando por trazer para mim e outras pessoas as verdades que acalmam a alma e que dificilmente presto atenção.
    Um beijo.
    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Era tudo o que eu precisava ler hoje!
    Que Deus me dê forças...

    ResponderExcluir