sábado, 31 de dezembro de 2011

O que esperar dos hormônios???

Testosterona faz você ganhar massa muscular e perder gordura. Estrogênio faz o oposto, fazendo você perder massa muscular e ganho de gordura.

No geral, os efeitos dos hormônios diferem muito de pessoa para pessoa. Algo que pode acontecer rapidamente para uma pessoa, pode levar mais alguns meses para a outra, ou até mesmo não acontecer nada. Algumas meninas tem a gordura redistribuída de forma diferente, algumas meninas terão crescimento de seios que são normais para o seu quadro, alguns até maiores e outros menos do que a média para os seus quadros. Mas como uma diretriz, não espere nada. Apenas permita-se a aceitar e apreciar as mudanças que você conseguir!

Muitas trans sentem-se frustradas com o ritmo lento das mudanças provocadas pelo tratamento hormonal. Às vezes se esquecem que na puberdade as mudanças físicas levam alguns anos, doses mais elevadas de hormônios não necessariamente produzem resultados melhores ou mais rápidos. Por exemplo, a forma da mama de mulheres genéticas adultas só é alcançado após vários anos de exposição ao estrogênio durante a puberdade, e elas têm tamanhos muito diferentes de mama. É semelhante para as mulheres trans, algumas das quais nunca vão desenvolver nada mais do que seios muito pequenos. Aliás estrogênio em excesso é convertido em testosterona e pode cegar os receptores de estrogênio.

Hormônio de um sexo não vai, diretamente, desfazer algo que o hormônio do outro sexo fez. Então não espere que eles mudem a sua voz ou a estrutura óssea, pois isso não é papel do estrogênio, se bem que as mudanças psicológicas podem influenciar no modo de falar....

Possíveis riscos

Toda a medicação tem efeitos colaterais, e algumas pessoas podem ter reações adversas sérias. Você precisa estar ciente dos possíveis riscos antes de decidir iniciar o tratamento.
Os riscos mais graves quando os estrogênios tomar são:
  • Trombose
  • Trombose venosa profunda (TVP)
  • Embolia pulmonar (bloqueio de um vaso sanguíneo nos pulmões)
  • Alteração da função hepática.

Alguns casos de câncer de mama e de próstata em pessoas transexuais MTF têm sido relatados na literatura. Há vários estudos que sugerem que a terapia com estrogênio não aumenta o risco de câncer de mama no curto prazo (< 20 -30 anos).

O que os hormônios prometem?

Infelizmente, há pouca pesquisa sobre o uso de hormônios sexuais em transexuais. A orientação portanto é, que seja utilizado de forma flexível, atendendo às suas necessidades específicas e mantendo o risco para sua saúde o mais baixo possível.

Logo abaixo está uma tabela com o tempo médio de desenvolvimento das características induzidas pelos hormônios:

EfeitoComeçoMáximo
Redistribuição da gordura corporal3 a 6 meses2 a 3 anos
Diminuição da massa muscular / força3 a 6 meses1 a 2 anos
Amolecimento da pele / diminuição da oleosidade3 a 6 mesesDesconhecido
Diminuição da libido /desempenho sexual1 a 3 meses3 a 6 meses
Diminuição das ereções espontâneas1 a 3 meses3 a 6 meses
Disfunção sexual masculinaVariávelVariável
O crescimento dos seios3 a 6 meses2 a 3 anos
Tamanho reduzido dos testículos3 a 6 meses2 a 3 anos
Produção reduzida de espermatozóidesDesconhecidoMais de 3 anos
Redução do crescimento de pelo terminal6 meses a 1 anoMais de 3 anos
CabeloNão rebrota-
Alterações de vozNenhum-

Lembre-se que isso só é uma média, nem todas as pessoas reagirão da mesma maneira.

Monitoramento

Uma coisa muito importante é fazer exames regularmente, pois assim é possível tanto ajustar os níveis de hormônios às suas necessidades quanto checar a sua saúde.
  • Avaliar a paciente a cada 2-3 meses no primeiro ano e depois 1-2 vezes por ano, depois de monitorar os sinais apropriados de feminização e para o desenvolvimento de reações adversas.
  • Exame de testosterona e estradiol séricos cada 3 meses.(testosterona deve ser menor que 55 ng/dl e estradiol deve ser menor que 200 pg/dl.


13 comentários:

  1. Olá Bia! Parabéns pelo blog!
    Bom tenho duas dúvidas o nível de estradiol deve ser menor que 200pg/dl ou MAIOR?
    Outra pergunta, minha endócrino incluiu como progestágeno a medroxiprogesterona 100 mg fracionados por 10 dias do mês.
    Meus seios aumentaram, estão mais volumosos, mas a eficácia da medroxiprogesterona se limita a 3 meses.
    Minhas dosagen séricas (desta semana)
    Testosterona: 22 ng/dl
    Estradiol: 59 pg/dl
    Estou entrando apenas no terceiro mês de hormonioterapia.
    Que hormônio você me indica para a maturação rápida e completa dos seios ? A Perlutan? (por conta da prolactina?)
    Minha dieta atual:
    100 mg ciproterona/dia
    4 mg Natifa (17-beta-estradiol)/dia
    E 10 dias com a medroxiprogesterona.
    Aumento o estradiol Bia?
    Hormônio Folículo
    Estimulante
    Inferior a 0,3 mUI/mL
    Hormônio Luteinizante (LH) Inferior a 0,12 mUI/mL
    Bem baixos né?
    O que faço? Aumento o estradiol?
    Mas qual? Natifa mesmo?
    Ao invés de 4 mg/diários, tomaria 6 mg?
    Mas o nível vai aumentar?  Porque estou no terceiro mês ainda?
    Que faço?
    E ela não está atendendo (férias).
    Aguardo e agradeço muito Bia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia! Parabéns pelo blog!
    Bom tenho duas dúvidas o nível de estradiol deve ser menor que 200pg/dl ou MAIOR?
    Outra pergunta, minha endócrino incluiu como progestágeno a medroxiprogesterona 100 mg fracionados por 10 dias do mês.
    Meus seios aumentaram, estão mais volumosos, mas a eficácia da medroxiprogesterona se limita a 3 meses.
    Minhas dosagen séricas (desta semana)
    Testosterona: 22 ng/dl
    Estradiol: 59 pg/dl
    Estou entrando apenas no terceiro mês de hormonioterapia.
    Que hormônio você me indica para a maturação rápida e completa dos seios ? A Perlutan? (por conta da prolactina?)
    Minha dieta atual:
    100 mg ciproterona/dia
    4 mg Natifa (17-beta-estradiol)/dia
    E 10 dias com a medroxiprogesterona.
    Aumento o estradiol Bia?
    Hormônio Folículo
    Estimulante
    Inferior a 0,3 mUI/mL
    Hormônio Luteinizante (LH) Inferior a 0,12 mUI/mL
    Bem baixos né?
    O que faço? Aumento o estradiol?
    Mas qual? Natifa mesmo?
    Ao invés de 4 mg/diários, tomaria 6 mg?
    Mas o nível vai aumentar?  Porque estou no terceiro mês ainda?
    Que faço?
    E ela não está atendendo (férias).
    Aguardo e agradeço muito Bia!

    ResponderExcluir
  3. Diminuição do crescimento do pelo terminal, para mim, começou logo de inicio, no 1º. mêse vai melhorando, mas há outras coisas que eu queria e ainda não começaram, como redistribuição da gordura corporal e crescimento dos seios. Mas, só dia 8 de Agosto completo 3 meses de hormonoterapia.

    ResponderExcluir
  4. Peço ajuda. Alguém me diz porque o endocrinologista começou a minha TH apenas com um antiandrógeno? Estou tão infeliz por que mudanças corporais são poucas e feminização também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro se deve baixar o nível do hormônio produzido pelo corpo. No segundo mês será introduzido o hormônio contrário.

      Excluir
    2. No primeiro se deve baixar o nível do hormônio produzido pelo corpo. No segundo mês será introduzido o hormônio contrário.

      Excluir
  5. Olha sou thayssa,ja estou com três anos tomando o só Perlutan i os meus resultados são incríveis.....fico pasma com meus seios cresceram........muito uso sutiã g.....só q acho q foi só pros meus seios.......tomava Perlutan por mês...aii tem 1 ano q tomo por 15 i 15 dias........queria saber se posso tomar um comprimido pra ..alimentar ...mais pernas..i bumbum qual vc mi indica bia...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completa com 1 comprimido diário de estradiol. Recomendo natifa 1mg estradiol.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tbm tomo perlutan a 3 anos poren tem 7 dias que comecei a tomar natifa faz isso

      Excluir
  6. Olha sou thayssa,ja estou com três anos tomando o só Perlutan i os meus resultados são incríveis.....fico pasma com meus seios cresceram........muito uso sutiã g.....só q acho q foi só pros meus seios.......tomava Perlutan por mês...aii tem 1 ano q tomo por 15 i 15 dias........queria saber se posso tomar um comprimido pra ..alimentar ...mais pernas..i bumbum qual vc mi indica bia...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dose de estradiol no perlutan é baixa, porem a progesterona é alta. Por isso não pode abusar nas doses de perlutan. Completa com 1 comprimido diário de estradiol. Meu tratamento é exatamente esse. Perlutan/21 dias.
      Natifa 1mg estradiol/dia.
      Os efeitos são incríveis.
      Também tem o estrofem estradiol 2mg. Porém a dose é mais alta. Recomendo começar com o natifa. Uso o natifa e acho suficiente.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir