quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estradiol via oral

Ok, agora que já discutimos os dois principais tipos de antiandrógenos, vou falar sobre o principal hormônio feminizante - estradiol - na forma de comprimidos. Reservarei o tópico do estradiol em gel e o injetável para outras postagens.

Basicamente, aqui no Brasil, temos as seguintes opções:
-1) Valerato de Estradiol: Climene, Elamax (eles tem a mesma formulação, por isso os agrupei, eles são iguais, com a diferença de que o elamax é mais barato): cada drágea contém 2 mg de valerato de estradiol, e em 11 delas - cada cartela tem 21 comprimidos - há, além do valerato de estradiol, também uma dosagem pífica de 1 mg de acetato de ciproterona. Logo, por ser uma quantidade pequena, não faz muita diferença para nós, a ordem de tomar, pode ir seguindo os dias da cartela.
Doses variam muito, conforme a idade do paciente e outros fatores. Mas em geral 2 comprimidos por dia é a dosagem usual. Há  sites estrangeiros, como o a Anne Lawrence, que recomenda a ingestão de 8 mg de valerato de estradiol por dia, o que corresponderia a quatro drágeas. Mas pessoalmente, creio ser uma dosagem perigosa e desnecessária.
O valerato de estradiol, é um sal de estradiol. Isso significa o que? Que ele não é idêntico ao estrogenio produzido pela mulher, mas ao ser metabolizado pelo corpo, acaba se transformando no estradiol propriamente dito.

2) Equilinas: ( Estrogênios conjugados - Premarin e seus similares como Repogen): Eles são levemente mais potentes que o valerato de estradiol, e tem uma vantagem interessante: eles circulam no sangue sem ligar-se a SHBG, que é uma proteína que funciona como esponja, ela "chupa" o hormônio, impedindo que ele circule livre no plasma. Nesse caso, ele consegue driblar a SHBG e circular de forma livre, portanto mais potente ( hormônios ligados a proteínas tem menor efeito, daí de nada adianta vc ter um estradiol alto se todo ele estiver ligado a uma SHBG alta, daí a importância de dosá-la nos exames).
A dose de 1 comprimido de 0,625 mg, para as já operadas. Pre-operadas, devem usar pelo menos dois comprimidos, dando 1,25 mg, podendo ir até 2,5 mg. Sempre comece com uma dose baixa e vá aumentando progressivamente. Um comprimido de 0,625 no primeiro mês, por exempĺo. Não é recomendável já iniciar a dose total, visto que o organismo necessita de um período de adaptação.


3) Estradiol - Estrofem : Este é o medicamento que contém o mesmo estradiol produzido pelas mulheres. Ele é mais potente que o valerato de estradiol, cerca de 40% mais. Logo, se vc estiver usando elamax e quiser trocar por estrofem, terá de  usar uma dosagem um pouco menor, já que ele é teoricamente mais potente. O estrofem é um dos medicamentos mais usados por transexuais. Há quem diga que pode-se fazer o uso sublingual dele, por ser micronizado, mas eu não acredito nessa conduta. O ideal é tomar pelo menos dois comprimidos, via oral

4) Etinilestradiol: Este é o tipo de estradiol encontrado nas pílulas anticoncepcionais. Ele é eficaz? Sim. Mas também é muito perigoso, tendo um potencial trombogênico alto. Ele é levemente mais potente que uma dose equivalente de estradiol, ou valerato de estradiol, porém, é bem mais perigoso, ou seja, colocando numa balança, os riscos superam os benefícios.
Como ele não está disponível numa formulação em que venha só ( está sempre associado a progestágenos) não há como falar de todas as fórmulas que o contém. Algumas delas são o Diane 35, Ciprane, Ferrane, Tess. Essas que citei contém 2 mg de acetato de ciproterona junto ( são pílulas anticoncepcionais). Há aquelas que contém além do etinilestradiol, progestágenos masculinizantes, por isso NÂO são recomendados ( ex. ciclo 21 e similares).
Se for pra fazer uso de algum comprimido com etinilestradiol, prefira, obviamente os que tem acetato de ciproterona junto. Apesar de ser uma dose muito baixa de antiandrógeno, é infinitamente melhor que os progestágenos masculinizantes das outras formulações.
A dose máxima de etinilestradiol, tida como segura, no site da Anne Lawrence, é de 1 mcg ( o que corresponde a um pouco menos de 3 comprimidos). Logo, a dosagem máxima de qualquer formulação com  0,035 mg de etinilestradiol ( que é a dose mais comum  encontrada em cada drágea), é de dois comprimidos no máximo.
Diane 35 parece funcionar bem para pessoas que começam os hormônios ainda na puberdade, pois ele consegue, com o pouco de antinadrógeno e com a função de diminuir o FSH, diminuir bastante a produção de andrógenos. Ainda assim, é um paliativo pra quem não pode arcar com coisa melhor.

19 comentários:

  1. Estou usando ciclo 21 2 comprimidos por dia estou no meu segundo mês, posso passar para o climene? e qual sua dosagem sou iniciante.

    ResponderExcluir
  2. Ola gostaria de ter mais pelos vc tem algo pra me indicar

    ResponderExcluir
  3. Tony - Então vou voltar a tomar a Perlutan. Vou fazer a combinação com o estrofem. Será que estou no caminho certo para a complementação dos ingredientes da Perlutam ou você me indicaria outro estradiol em comprimido, como Climene ou Elamax. Meu objetivo principal: Desenvolver rapidamente os Seios. Aguardo
    Obs. Esta medicação não será para mim MULHER e SIM para um amigo Transsexual, ok??? - Aguardo e Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ola boa tarde gostaria de tomar medicamento para aumentar os seios e o bumbum o ciclo 21 tomando da resultados esperados?

    ResponderExcluir
  6. Etnilestradiol é otimo e perigoso mas é so vc ter controle e tomar uma vitamina nem que seja 5 ml de Apevitin por dia pq pelo em mim se eu nao tomar,a hormonizacao me deixa tripolar msm e eu aconselho tomar antes de durmir um ou dois no maximo , pq enquanto ele faz efeito vc ta durmindo e nao pira kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá viva,posso tomar 2comprimidos de Diane 35?um de manhã e outro a noite?

      Excluir
    2. Seria bom faz mais efeito,mas faca o possivel pra nao fumar pq é uó efeitos colaterais babado...

      Excluir
  7. Aaa eu sempre uso sutiã so tiro pra durmir ou pra trocar pq ajuda eu sinto que ajuda a dar um formato melhor, assim nos meus ne?Bom é isso

    ResponderExcluir
  8. Eu estava tomando 2 por dia de Diane meua cabelos tá caindo muito será que tem alguma coisa aver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomava só um,antes de durmi e nunca me fez mal nao,meus seios desenvolveram bem tomando só um, mas tipo queda de cabelo?Nunca me aconteceu nao.Nem irritabilidade tbm pq tomo uma vitamina que comprei na farmacia cham de a A-z

      Excluir
  9. Quantas comprimidos de diane 35 posso tomar um comprimido ou dois ou 1 comprimido tá ótimo eu tenho 24 anos e tomo aldactone 100mg e vitamina levitan mulher

    ResponderExcluir
  10. Oi tenho 36 anos mudei um pouco já mas queria entender si estou fazendo certo.
    tomando:
    Ao dia 6 mg de estradiol né de 2 mg cada TB período noturno a ciproterona e uso a finasterida pode me orientar por favor obrigada fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite me chamo Odilon estou tomando primogyna teria algo sobre ele que pode me dizer por favor

    ResponderExcluir
  12. É 100% comprovado que o ciclo 21 masculiniza o corpo? Comecei a toma-lo e sinto sensibilidades nos seios, minhas coxas estão engrossando, meu bumbum cresceu uns 3 cm e minha cintura deu uma boa afinada!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá eu queria muito que meus seios crescece rapidamente ciclo 21 resolve como faço pra ter um resultado mais rápido soh gay sera minha primeira vez que irei tomar hormônio

    ResponderExcluir
  14. Olá eu queria muito que meus seios crescece rapidamente ciclo 21 resolve como faço pra ter um resultado mais rápido soh gay sera minha primeira vez que irei tomar hormônio

    ResponderExcluir
  15. Ola, ja vi funcionar bem em algumas trans porem o mais aconselhavel é aqueles que tem na composicao algum de de estradiol.Meu peito cresce rapido se eu tomo diane35 ou repopil 35(similar barato).Usando um top de academia ajuda a formar ele mais rapido e bem redondinho.

    ResponderExcluir